Páginas

sábado, 16 de maio de 2015

Escritor Milton Hatoum faz palestra em Encontro de Leitores

 Escritor Milton Hatoum faz palestra em Encontro de Leitores


            Milton fala sobre suas memórias em uma palestra da Escola Castanheiras no Encontro de Leitores.


            Hoje, Milton Hatuoum veio a Escola Castanheiras para fazer uma palestra sobre sua autobiografia e o livro "Dois Irmãos". Foi convidado ao evento por ser um dos homenageados. De acordo com ele, sua vida começou ao ler romances aos 15 anos de idade.  A partir deles, assim como outros escritores famosos, foi ampliando seu conhecimento e sua experiência  literária, e assim foram surgindo  mais oportunidades para  vivenciar o mundo da literatura e participar dele.


 Felipe Schmidt e Enzo Pisati

Mario de Andrade e suas obras

Mario de Andrade e suas obras

Carlos Thereza e Maria Luiza de Andrade fazem palestra na Escola Castanheiras sobre seu tio Mario de Andrade.





            Hoje, na Escola Castanheiras, Carlos de Andrade suas irmãs, Maria Luiza e Thereza, vieram fazer uma palestra sobre as obras de seu tio, Mario de Andrade, que foi um escritor brasileiro muito famoso. Os alunos do quinto ano fazem algumas perguntas para os homenageados que também comentam sobre suas vidas e a relação com o autor já morto. O Encontro de Leitores os recebe pela primeira vez para falarem sobre este escritor de crônicas, poemas e mitos.

Guilherme Righetto e Gabriel Sá

Sombras gigantes

Sombras Gigantes
Alunos do 6°ano trabalham com luz e sombra em busca de novas representações.
O 6°ano trabalha com luz e sombras. Esse é um projeto realizado no primeiro trimestre, com a colaboração de professores de Artes Visuais Tomas Vega e Roberto Zink da Escola Castanheiras. Para esse trabalho.

 “Foi utilizado um retroprojetor que seria feito para refletir imagens, objetos ou ate brinquedos, para esta oficina  precisamos de um lugar com pouco sol então escolhemos o ginásio, pois tem um bom espaço, e uma luminosidade mais baixa, após isso contornamos a sombra com o lápis, e esses desenhos foram exibidos nos murais da escola”, afirmou Tomas Vega.

Gabriel C. e Fernando G.

As Palavras do Rosa - 3º Médio

As Palavras do Rosa - 3º Médio
Na Escola Castanheiras os alunos do 3º ano do Ensino Médio fazem uma exposição no refeitório da escola.

Alunos do 3º ano do Ensino Médio fizeram exposição sobre as palavras que Guimarães Rosa desenvolveu para expressar melhor os sentidos e as situações que descrevia. Retiraram palavras dos livros de Guimarães Rosa e fizeram uma exposição de palavras que o autor criou para melhor expressar seus sentidos e situações. “Eu adorei, pois acho muito inteligente e ousado uma pessoa criar palavras novas para expressar exatamente o que quer, isso é realmente uma coisa de gênio”, diz Paola Burgatt, professora de matemática dos sétimos anos. “Eu acho muito inovador e corajoso, porque ele saiu do convencional”, segundo Luciana Cachem, membro da Comissão de Pais da Escola Castanheiras e mãe de Eduardo Cachem, aluno do oitavo ano e Diego Cachem, aluno do quinto ano.  

Oficina de quadrinhos baseados no livro de Milton Hatoum

Oficina de quadrinhos baseados no livro de Milton Hatoum
Alunos criam quadrinhos baseados no livro de Milton Hatoum sob instrução do professor de artes visuais, Roberto Zink
           
Hoje, no 11º Encontro de Leitores da Escola Castanheiras, alunos, professores e convidados estão se reunindo, no Laboratório de Artes Visuais para transformar os textos de Milton Hatoum em quadrinhos, misturando a literatura com o desenho.

Estamos fazendo isso, pois podemos colocar a arte de desenhar, com a grande obra de Milton Hatoum em um lugar só”- explica o professor de Artes, Roberto Zink.

Pedro Hun e Filipe Cavalcante 7ºA

A vida de Monteiro Lobato


Ricardo Ferreira: a vida e a obra de Monteiro Lobato

Alunos, pais, e educadores conversam com Ricardo Ferreira sobre a vida e a obra de Monteiro Lobato.

       

O pesquisador e admirador de Monteiro Lobato, Ricardo Ferreira, comparece hoje ao décimo primeiro Encontro de Leitores da Escola Castanheiras para uma conversa com pais e alunos do quarto ano para contar detalhes sobre sua coleção e conhecimento sobre Monteiro Lobato.
Ao final da palestra, três alunos do quarto ano (Pedro, Leo e Gabriel) declararam que, a partir do depoimento de Ricardo, puderam concluir melhor seus conhecimentos com relação ao autor homenageado.

Mel Dokter e Maria Luiza Bove 7ª A

Contos Etiológicos

Contos Etiológicos

Os alunos dos quintos anos fazem contos etiológicos para expor no “Encontro de Leitores”


            Muitas das histórias que nossos avós contavam muitas vezes são contos etiológicos, os contos etiológicos são historias que explicam como surgiram os animais, os astros no céu, as montanhas ou as plantas. Os quintos anos da Escola Castanheiras escreveram vários contos etiológicos que, hoje estão expostos no “Encontro De Leitores”, a exposição tem o nome de “Contos Etiológicos, e, todos que quiserem podem ler e aproveitar, “ Eu acho que esse é um trabalho muito legal, e estão todos gostando, porque o conto etiológico é um tipo de conto que você não cansa de ler”, diz Carolina Barreto, aluna do quinto ano.
Carol Moraes, Mariana Ribeiro e Joana Guerra. 

BRINCADEIRAS CANTADAS

BRINCADEIRAS CANTADAS
As “brincadeiras cantadas” estão se perdendo e nós queremos traze-las de volta a infância das crianças pequenas.
As “brincadeiras cantadas (ou as brincadeiras de infância)” estão se perdendo com o tempo com disse o professor de musica Rogério: “nós devemos lembrar de como era brincar na infância com musica, brincadeiras, jogos e a inocência de ser criança” e a coordenadora da escola Débora: “nós devíamos aproveitar o tempo infantil de nossa vida para aproveitar o melhor das brincadeiras”. Nesse sábado na Escola Castanheiras conversamos com pessoas sobre as “brincadeiras cantadas” porque essas brincadeiras fez parte da nossa infância de alguma maneira que influenciasse no resto de nossas vidas.

Por: Henrique Righetto e Matheus D’mico 7°B

Oficina de quadrinhos baseados no livro de Milton Hatoum

Oficina de quadrinhos baseados no livro de Milton Hatoum

Alunos criam quadrinhos baseados no livro de Milton Hatoum sob instrução do professor de artes visuais, Roberto Zink
           
Hoje, no 10º Encontro de Leitores da Escola Castanheiras, alunos, professores e convidados estão se reunindo no Laboratório de Artes Visuais para transformar os textos de Milton Hatoum em quadrinhos, misturando a literatura com o desenho.
Estamos fazendo isso, pois podemos colocar a arte de desenhar com a grande obra de Milton Hatoum em um lugar só”- explica o professor de Artes, Roberto Zink.



Pedro Hun e Filipe Cavalcante 7ºA

Contos ecológicos

Contos ecológicos
Alunos fazem histórias que poderiam acontecer

Neste sábado, dia 16, os alunos do 5º ano da Escola Castanheiras montaram na frente das salas dos 5º anos, fazendo um mural com os Contos Ecológicos, porque a professora ensinou a eles o que e como era os contos.

 Ricardo Noronha

Alunos praticam slackline em evento de escola

Alunos praticam slackline em evento de escola
Interatividade: professores dizem que é um meio de aprendizado

            Hoje, dia 16 de maio, no Encontro de Leitores na Escola Castanheiras, alunos praticam slackline em evento focado na leitura e nos autores homenageados. Lygia Bojunga, uma das escritoras homenageadas, entra em cena com seu livro “Corda Bamba” e dá nome a oficina pelo fato de que slackline ser, literalmente,  uma corda bamba. Segundo o professor de escalada da escola, Dênis, “o slackline é muito importante física e mentalmente, levando em conta a calma e a concentração, já que são os mesmos componentes da leitura e da escrita”, afirmou o professor, relacionando a oficina com o evento.
Pedro Henrique 7°A


Encontro de leitores hall de entrada

Encontro de leitores hall de entrada

Pessoas passam pelo hall de entrada e ficam surpreendidas.


Neste sábado, dia 16/05/2015, no hall de entrada, as pessoas que vieram para o Encontro de Leitores na Escola Castanheiras passaram por um tapete cheio de palavras que já conheciam ou que nunca tinham visto antes. Também havia uma livraria com muitos livros bacanas. De acordo com Daniel “esse tapete é interessante, pois apresenta muitas palavras novas”. Assim que Daniel entrou a primeira palavra que lhe veio à vista foi “pirilampo”. Não só Daniel, mas as maioria das pessoas que passou por esse tapete também leu e pensou em algumas palavras.

Pedro e Caio 7B

My poetry

My Poetry

Alunos e professores que surpreenderam a visita das pessoas com seu projeto mágico e super interessante.
            Durante o primeiro trimestre de 2015, a professora de inglês Aline Cristina Gomes cria um projeto na Escola Castanheiras para os alunos do terceiro ano se expressarem em forma de poema, o que eles aprenderam em inglês. Com a ajuda do aplicativo Aurasma as pessoas conseguem ouvir e ver o aluno ditando o poema sobre a figura desenhada por ele. O Encontro de Leitores este ano está relacionado com poesias.

“O terceiro ano tem a função de se expressar de alguma forma o que eles gostam ou não” afirma a professora de inglês Regina Dantas.
Maria Eduarda Rozenti e Constanza Brown 

Oficina Manuelzão Miguelim

Oficina Manuelzão Miguelim
9o ano desafia os pais a entender palavras não conhecidas.


Neste sábado, dia 16/05/2015, na Escola Castanheiras está ocorrendo o 11º Encontro de Leitores. Estão expostos trechos realizados pelos alunos do 9o ano que são responsáveis pela oficina do escritor Manuelzão Miguellin. O desafio ao ler o livro dese autor é entender as palavras que somente faz sentido para quem o leu.  Então o 9o desafia os pais a tentarem descobrir os significados dessas palavras.

Fernanda Correia, uma das mães que participou da oficina nos conta “Eu achei muito difícil porque eu olho para a frase e acho que é uma coisa, mas não tenho certeza de seu significado, pois não faz sentido”.
Sofia Issa e Nicolle Felix

Exposição de clássico do 8°ano

Exposição de clássico do 8°ano
8° ano faz exposição do clássico “Great Expexctations” de Charles Dickens.

A professora Maria India junto com o 8°ano, fez uma exposição sobre o livro “Great Expectations” de Charles Dickens. “Os alunos quiseram mostrar um pouco do livro que acabaram de começar” afirma a professora Maria India.  O livro conta a história de Pip, um garoto órfão que vive com sua irmã Estella, e seu marido Blacksmith. Os alunos fizeram cartazes contando sobre o livro e o autor. E também fizeram um pequeno vídeo resumindo a história do livro e a vida do autor. A exposição está exposta na sala 64, hoje no Encontro de Leitores.


André Pretini e Caio Alvarenga 

Sarau do 3° ano

Sarau do 3° ano

Os alunos do terceiro ano organizam um sarau de poesia

Os alunos do 3° ano junto com a professora Beatriz organizaram um sarau de poesia no Encontro de Leitores, dia 16 de maio de 2015.  Esse sarau é tradicionalmente organizado no 3°ano pela professora Beatriz:
De acordo com a Professora “Esse sarau é tradicional no terceiro ano ele faz parte do projeto do 3°ano , esse é o projeto final , e sempre acontece nos 3°.”
Maria Fernanda e Catharina




De Sabugo a Visconde

De Sabugo a Visconde
Crianças criam bonecos de legumes inspirados nos personagens do “Sitio do Pica-Pau Amarelo”

            Na manhã do dia 16 de maio, no Encontro de Leitores da Escola Castanheiras de 2015, no ateliê de artes Mestre Vitalino crianças criaram em uma oficina bonecos de legumes parecidos com o Visconde, um personagem muito popular das histórias do Monteiro Lobato. Os alunos que se inscreveram, muitos do fundamental I da escola, estavam trabalhando com historias deste escritor que também é um dos homenageados deste Encontro de Leitores.
            De acordo com Natalia Teixeira, uma das supervisoras da oficina diz “acho muito importante essa oficina, pois é importante que as crianças desenvolvam a criatividade desde cedo”.

            Os envolvidos leram um trecho da historia que conta um pouco sobre o Visconde, um personagem feito de milho e cheio de assessórios incentiva as crianças a usarem a imaginação para criar bonecos de legumes variados após o que as crianças da Escola Castanheiras estudaram e descobriram sobre a obra mais importante do famoso escritor Monteiro Lobato.
Nicoly Possato e Isabela Peres 

O Miolo da Terra

O Miolo da Terra

Hoje, dia 16 de maio de 2015 os professores Anderson, Paulinha, Daniela, Ana Lucia e a monitora Erica, trabalhadores da Escola Castanheiras, realizaram uma oficina sobre interior da Terra, homenageando o escritor Monteiro Lobato. Na oficina, os alunos leem um pouco do livro do grande escritor para as pessoas que participarem dessa oficina. O livro se trata de como Emília pensa sobre o interior da Terra. Essa oficina também se trata de como a ciência atual observa o interior da Terra e quais foram as evidencias utilizadas para essa descoberta.
Segundo a professora Paulinha “o Miolo da Terra é muito interessante para todos os alunos para poderem desfrutar do interior da Terra”.


                                                                                                        Henrique Janeri e Rafael Augusto  7°B

Apresentações Teatrais

Apresentações Teatrais 

6º ano apresenta cena teatral de livro lido em aulas de literatura.



            Alunos do sexto ano, da Escola Castanheiras, apresentam para seus pais uma cena teatral. Livro “Os Colegas” os inspira a fazer uma cena, hoje, sábado de manhã. Professor Tomás Decina diz que “era um texto bom para fazer uma apresentação, tirei a ideia desta cena a partir da leitura do livro da Lygia Bojunga, “Os Colegas” , é um livro muito teatral, tem uma estrutura muito de texto teatral, fala de personagem, rubrica, fala de personagem, rubrica, então como eu sempre acho importante colocar os alunos atuando no encontro de leitores, para fazer esta homenagem, aos escritores homenageados, achei que seria uma ótima oportunidade”.


Isadora Dezotti e Bia Gau